6 de novembro de 2012

BAIXA ESTATURA EM CRIANÇAS, INFANTO-JUVENIL OU ADOLESCENTE; SUAS CAUSAS: ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA. DR. JOÃO SANTOS CAIO JR ET DRA. HENRIQUETA V. CAIO.


A baixa estatura à curto prazo descreve estatura que é significativamente abaixo da estatura média para a idade de uma pessoa, sexo, grupo racial, ou da família em qualquer fase do crescimento de crianças, infanto - juvenil ou adolescentes. Falta de crescimento é muitas vezes confundida com a baixa estatura. Falta de crescimento que ocorre ao longo do tempo, eventualmente, resulta em baixa estatura. Por definição, a falta de crescimento é uma condição médica. No entanto, a baixa estatura é muitas vezes uma variante normal, mas deve ser pesquisada. Estatura baixa pode ou não ser um sinal ou sintoma causado por uma condição médica. A avaliação do crescimento ao longo do tempo, e não apenas num único ponto no tempo é fundamental na manutenção da saúde das crianças. Qualquer desvio de um padrão de crescimento anterior apropriado geneticamente para a criança  pode sinalizar o aparecimento de uma doença. Todas as causas de baixa estatura, com uma condição médica, se enquadram em uma das três categorias principais: doença crônica (por exemplo, desnutrição),  baixa estatura familiar ou atraso constitucional de crescimento e desenvolvimento ("Late Bloomers"). Mundialmente, a desnutrição é a causa mais comum de insuficiência de crescimento e geralmente está relacionada à pobreza. Deficiências nutricionais em países desenvolvidos são mais frequentemente o resultado de auto dietas com restrição. Ganho de peso muitas vezes é mais perceptível do que a baixa estatura. As crianças com baixa estatura familiar têm pais baixos. Estas crianças normais exibem a velocidade de crescimento normal (velocidade de crescimento ao longo do tempo), e o seu desenvolvimento osso é normal (tal como indicado pela idade óssea correspondente à idade cronológica). As crianças com baixa estatura familiar entram na puberdade em um tempo normal e têm o crescimento tipicamente completo com uma estatura compatível com a de seus pais, mas também não podemos nos esquecer de avaliar seus tios, primos, avós e seus outros ancestrais.

AUTORES PROSPECTIVOS

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna 
CRM 28930

COMO SABER MAIS:

1.
A baixa estatura à curto prazo descreve estatura que é significativamente abaixo da estatura média para a idade de uma pessoa, sexo, grupo racial, ou da família... http://tireoidecontrolada.blogspot.com

2. Falta de crescimento é muitas vezes confundida com a baixa estatura...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

3. As crianças com baixa estatura familiar têm pais baixos...
http://hipotireoidismosubclinico2.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOBRAFICA
.

Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr. Endocrinologista – Neuroendocrinologista e Dra. Henriqueta V. Caio Endocrinologista – Medicina Interna, Van Der Häägen Brasil – São Paulo – Brasil; Robert Ferry Jr., MD;Melissa Conrad Stöppler, MD.

Contato:Fones:  55 (11) 5572-4848 - (11) 2371-3337 ou (11) 98197-4706 
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj. 121/122
Paraíso - São Paulo - SP - CEP 04011-002